Saúde e bem-estar como propósito de vida!

Magnésio: Por que ele tem se tornado destaque de acordo com a Harvard Health Publishing?

O magnésio tem papel essencial em mais de 300 funções do corpo, como saúde muscular, óssea e cardíaca. Nesta edição, você descobre se está consumindo a quantidade ideal, os sinais da deficiência, riscos do excesso e as melhores formas de suplementação — tudo com base em uma recente publicação da Harvard.

Se tem um nutriente que merece os holofotes ultimamente, é o magnésio. E não sou eu quem está dizendo: recentemente a Harvard Health Publishing fez uma reportagem sobre os benefícios do mineral, indicando alimentos que podem ajudar no aumento deste índice e até mesmo sobre a suplementação.

Na reportagem eles comentam a importância do mineral para o sistema cardiovascular, nervos, músculos e ossos. Sendo capaz de promover mais de 300 reações químicas no nosso corpo.

Mas será que você está consumindo magnésio suficiente?

De acordo com a publicação, a quantidade ideal de consumo diária para muitas pessoas pode ser suprida através de uma alimentação balanceada, porém pessoas com deficiência de magnésio podem ter a necessidade de uma dose extra, e pessoas que apresentam complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia e eclâmpsia também.

Apesar de ainda existirem poucos estudos e resultados consistentes, a lista de benefícios a saúde é extensa e crescente, tornando o suplemento cada vez mais popular.

Você sabe identificar se está com os níveis de magnésio ideal?

É possível saber através de exames de sangue, onde a falta do mineral pode levar o ser humano a ter náuseas, fadiga e redução do apetite, porém em casos mais graves de baixo índice é possível ter dormências nas pernas e braços, cãibras musculares e ritmo cardíaco anormal.

Também é ressaltado na reportagem as consequências do excesso de consumo de magnésio, conhecido como Hipermagnesemia. Apesar de rara, pode levar a insuficiência renal.

A boa notícia é que você encontra boas fontes de magnésio em diversos alimentos como vegetais de folhas verdes, feijão, nozes, grãos integrais, sementem de abóbora, leite de soja e banana.

E além disso, existem outras formas de suplementação como:

  • Citrato de Magnésio: Costuma ser usado como laxante para saúde intestinal
  • Glicinato de Magnésio: Comumente promovido para melhorar sono e reduzir ansiedade
  • Óxido de Magnésio: Usado para constipação ou indigestão

Mas vale lembrar que se precisar suplementar, faça isso com consciência e acompanhamento médico – saúde de verdade é analisada individualmente.

Reportagem base para esse post:

https://www.health.harvard.edu/blog/what-can-magnesium-do-for-you-and-how-much-do-you-need-202506033100

Aproveito para compartilhar alguns marcas de suplementos:

ProdutoLink da Amazon
Vitafor – Magnésio Plushttps://amzn.to/3IvMfrF
Nutrify – Magnésiohttps://amzn.to/4nHz33l
Ocean Drop – Magnésio Plushttps://amzn.to/3IugWNT
Pura Vida – Bio Maghttps://amzn.to/44eZohs
Essencial – Mg Complexhttps://amzn.to/45WobIh

Deixe um comentário

Vamos Conectar


Buscando algum assunto em específico?